Entenda tudo sobre otoplastia

Otoplastia

Entenda tudo sobre otoplastia

O que é Otoplastia

A cirurgia plástica que corrige ‘orelhas de abano’ é chamada de otoplastia. Trata orelhas muito grandes, problema chamado macrotia, de incidência rara; orelhas protuberantes, que podem ocorrer em ambos os lados ou a insatisfação com uma cirurgia prévia.

E esse procedimento inclui uma série de possíveis direcionamentos de tratamento importantes, como o colamento à lateral da cabeça, dobra anormal de cartilagem ou a retirada parcial ou total de tecidos locais. O objetivo é melhorar a proporção, dando equilíbrio ao rosto.

O que esperar do procedimento?

A otoplastia pode ser feita com anestesia local ou geral, é geralmente uma intervenção que leva menos tempo de cirurgia e internação. Deixa cicatrizes quase imperceptíveis, já que as suturas tendem a ser feitas atrás da orelha, nos sulcos junto ao crânio.

Além da condição geral de saúde, que será avaliada por exames, consulta médica, fotos e discussões sobre as expectativas quanto ao impacto dos resultados, é extremamente importante discutir sinceramente com o especialista seus desejos e estilo de vida.

Esses passos são fundamentais em procedimentos plásticos. A otoplastia trará resultados definitivos, se for conduzida devidamente pelo especialista. Após o procedimento é comum a perda da sensibilidade no local.

Isso acontece porque há deslocamento da pele para corrigir a forma da cartilagem da orelha. Na otoplastia, pequenos nervos são lesados transitoriamente e depois retomam o funcionamento normal, garantindo a sensibilidade.

Quem pode fazer?

  • Em princípio, pacientes saudáveis, sem riscos mapeados medicamente ou com infecções crônicas nos ouvidos
  • Crianças a partir de 5 anos, quando a cartilagem está madura e estável o suficiente para correção, capazes de expressar o que sentem sem sofrer intervenções dos adultos – o aspecto comportamental deve ser cuidadosamente avaliado pelo médico
  • Adolescentes ou adultos não fumantes, com metas específicas e munidos de informação realista e minuciosa quanto aos resultados. Nesse caso também é de suma importância a discussão clínica sobre as questões pessoais que envolvem o problema.

A otoplastia oferece resultados quase imediatos e deve ser profundamente discutida, não só pela ansiedade quanto à operação em si, mas a possibilidade de afetar positivamente a vida e a autoestima dos pacientes. Confie, questione, converse, exponha medos e incertezas no ambiente seguro do consultório e tire todas as dúvidas sempre com o cirurgião plástico.

Conheça nossa lista completa de cirurgias e procedimentos aqui neste link.

Deixe um comentário