Muita gente busca mudar os contornos do corpo por um motivo pessoal ou pela influência de padrões culturais. Nos consultórios médicos a procura por cirurgia plástica de lipoescultura, lipoaspiração ou apenas “lipo” continua crescendo.

A lipoaspiração é a segunda cirurgia mais procurada mundialmente. Em 2017, a Pesquisa Estética Global anual de procedimentos da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) mostrou que o procedimento é o mais procurado depois do implante de mama.

O Brasil está entre os 8 países que, juntos, são responsáveis por mais de 38% do total de procedimentos estéticos realizados em todo mundo, logo após Estados Unidos.

A lipoaspiração é a retirada de gordura, feita por meio de um processo de sucção. A retirada ocorre na camada bem abaixo da pele, com cânulas que desprendem o excesso de células adiposas e remodelam o formato do corpo nas regiões pré-determinadas pela escolha do paciente e recomendação do cirurgião.

É por isso que a cirurgia requer tanto talento, delicadeza e destreza do médico, que consegue fazer com que o trauma tecidual seja minimizado com técnica e precisão.

As regiões do corpo a serem lipoaspiradas devem ser definidas em consulta médica com o seu cirurgião. É fundamental uma avaliação pré-cirurgia detalhada.

O cirurgião plástico é o responsável por determinar a porcentagem de gordura que poderá ser lipoaspirada, assim como os locais com maior necessidade.

A estratégia cirúrgica pode envolver a anestesia geral, peridural ou local, a decisão dependerá da extensão da cirurgia. Em geral, a cicatriz deixada pela cânula torna-se pouco perceptível ao passar do tempo.

E o que é Lipo HD?

HD é a abreviação High Definition, um termo do audiovisual. Significa alta definição e diz respeito às características de aparelhos que permitem melhor definição da imagem. O termo é utilizado para ressaltar a ideia de que as cicatrizes (acessos) para a lipoaspiração ficam escondidas e tem medidas mínimas. Mas é importante reforçar: a técnica cirúrgica é a mesma.

Alguns cirurgiões plásticos pode utilizar aparelhos com tecnologia ultra sônica, que ajudam na quebra da célula de gordura e auxiliam na obtenção de resultados ainda mais assertivos, já que eles facilitam a remoção com a cânula, protegendo ainda mais os tecidos.

Lembre-se do mais importante: A natureza é sempre generosa. Por isso, como vivemos um momento de culto à imagem do corpo perfeito, mudar os contornos do corpo é um desejo presente em muitas mulheres e homens. Aceitar o corpo é que o traz segurança às pessoas.

É sempre muito importante salientar que os padrões de beleza mudam ao longo do tempo; a aceitação do próprio corpo é o que torna a autoestima forte e estimula hábitos saudáveis.

Além de seguir à risca todas as orientações do médico, passo a passo, o pós-operatório deverá incluir cuidados de efeito terapêutico como:

  • Drenagem linfática
  • Manthus 
  • Ultrassom

DR SPÍNDOLA

CRM 92759


WhatsApp chat