Toxina Botulínica

Na realidade, a toxina botulínica ficou muito conhecida por um dos nomes comerciais de um tipo de preenchimento facial. Ou seja, a forma cosmética é uma injeção não cirúrgica, que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, os chamados pés de galinha na região dos olhos, elevação entre as sobrancelhas, rugas na testa, rugas peribucais, sorriso gengival, região nasal, rugas do pescoço e colo, bandas grossas no pescoço.

A substância toxina botulínica é um complexo proteico, de origem biológica e uma das mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Os movimentos que fazemos com o rosto para nos expressar acabam por marcar a feição de uma maneira que a expressão tende a parecer cansada, ao longo do tempo. Esses sinais podem ser removidos com a toxina botulínica dos tipos A e B, que são derivadas de uma bactéria e purificadas para o uso rápido e seguro.

 

O funcionamento na pele

Para fazer o procedimento de aplicação, o cirurgião plástico poderá ou não administrar anestésicos tópicos, já que quase não causa dor. A injeção com a toxina botulínica apropriada bloqueia os sinais nervosos que vão para os músculos da face, impedindo parcialmente essa contração e diminuindo as rugas.  

Isso acontece porque a toxina botulínica cosmética penetra no nervo e essa ação faz com que os músculos fiquem temporariamente paralisados, suavizando a expressão. Dependendo da estratégia adotada, o tratamento poderá ser combinado com outras técnicas, como os preenchimentos dérmicos ou a microdermoabrasão, peelings químicos, etc.

 

Simplicidade só na aparência

A face tem 43 músculos, por isso, aplicações de toxina botulínica só podem ser feitos com extremo conhecimento e técnica, realizados por profissionais de saúde especialistas.

A agulha, extremamente fina, insere pequenas quantidades da substância, num procedimento que pode levar menos de quinze minutos em cada aplicação. O número de injeções varia de acordo com várias características, que vão desde a profundidade e extensão da ruga até as características da pele, etc.  

O médico define o local em que vai injetar as agulhas escolhendo muito cuidadosamente pontos específicos, de forma que a ação de enfraquecimento afete apenas alguns músculos produtores de rugas. Quanto mais experiente, mais posse da técnica e aptidão, o que garante efeitos ainda mais naturais depois do processo, já que as expressões faciais ficam mais preservadas.

Não é necessário tempo de repouso e recuperação, mas é muito importante seguir à risca as orientações médicas. Não se deve massagear ou esfregar as áreas tradas, sob o risco de que a toxina botulínica migre para outra área do rosto. De maneira geral, os resultados são vistos alguns dias após o procedimento e podem levar até uma semana para que sejam vistos completamente. A paralisação da produção de rugas e tende a durar até quatro meses, período em que novas injeções podem ser aplicadas.

 

Conheça nossa lista completa de cirurgias e procedimentos aqui neste link.


Leave a Reply

Your email address will not be published.